quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O Uso de Esteróides Anabolizantes no Esporte.

O USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES NO ESPORTE


» Embora não ocorra com todos, muitos atletas que aliam o uso de esteróides anabolizantes ao treinamento com pesos têm maior aumento da massa corporal e força muscular que o obtido somente através do treinamento. Não há provas sistemáticas de que os esteróides anabolizantes aumentem a velocidade em corridas, ou a resistência em competições esportivas prolongadas.

» Os efeitos colaterais, físicos e mentais do uso abusivo de esteróides anabolizantes em crianças e adultos são raros, mas constituem risco de vida. Basicamente, todos os atletas que utilizam esteróides em excesso sofrerão pelo menos um dos efeitos adversos menos graves dessas substâncias, incluindo distúrbios na produção de espermatozóides ou na menstruação, acne, queda de cabelo e perturbações psicológicas leves.
ESTEROIDES ANABOLIZANTES E FORÇA
» O efeito direto dos esteróides anabolizantes sobre a massa muscular pode trazer vantagens óbvias a muitos tipos de atividades esportivas que exijam grande força e energia. Além disso, algumas pessoas acreditam que os esteróides atuam indiretamente através do sistema nervoso central. Os atletas afirmam que se sentem mais agressivos, menos cansados e que se recuperam mais rapidamente ao exercitarem-se com pesos, quando estão usando esteróides . Assim, acreditam que os efeitos dos esteróides anabolizantes sobre o sistema nervoso central lhes permite executar exercícios com pesos em maior intensidade e por períodos mais longos. Por sua vez, esse aumento no volume e na quantidade do treinamento com pesos pode levar ao desenvolvimento da massa muscular e a uma maior capacidade do sistema nervoso central de mobilizar mais fibras musculares, com, conseqüente aumento de força e energia. Infelizmente, há pouca ou nenhuma base científica que sustente essa tese.
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES E RESISTÊNCIA AERÓBIA
»Um dos benefícios relacionados ao uso de esteróides anabolizantes entre atletas é o aumento da concentração de hemoglobina e do volume sangüíneo, efeito potencialmente útil em exercícios prolongados que exijam resistência, caso essa reação resulte em uma maior capacidade de transferir oxigênio para os músculos em movimento. Esses supostos benefícios baseiam-se na noção de que altas doses de hormônio androgênico levam a um aumento de hemoglobina em homens normais . Por exemplo, um estudo com atletas que utilizavam esteróides demonstrou que após 6 meses de treinamento, eles apresentavam um aumento de 9,6% em hematócritos e de 9,5% na contagem das hemácias, mas nenhum mudança significativa na concentração de hemoglobina . Infelizmente, o estudo não mencionou a determinação do volume de sangue.
ABUSO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
»O uso adequado dos esteróides anabolizantes está restrito a poucas moléstias e condições médicas. A utilização dessas substâncias fora desse âmbito já é uma forma de abuso. A determinação da extensão do uso abusivo de esteróides anabolizantes entre vários tipos de atletas e entre não-atletas baseia-se principalmente no que se ouve dizer e em resultados de pesquisas relativamente pouco elaboradas, com alguns grupos escolhidos. Clement (4), por exemplo, relata o resultado de 220 questionários - que faziam parte de uma remessa não especificada, mas muito maior - enviada a todos os atletas canadenses de importância internacional. Dos 220 que responderam, 11 admitiram já ter usado esteróides anabolizantes. Nesses 11, havia dois levantadores de peso, um jogador de basquete, um remador, e outros 7 que não identificaram seu esporte. Da mesma forma, em pesquisa realizada entre praticantes de atletismo dos Jogos Olímpicos de 1972, 68% dos participantes em provas de campo, corridas de velocidade e corridas de meia distância afirmaram ter utilizado esteróides anabolizantes . Diz-se que os esteróides anabolizantes e outras substâncias são utilizados praticamente em todo o mundo por fisiculturistas e pela maioria dos participantes em competições nacionais e internacionais de provas de levantamento de peso e sustentação e de provas de campo, como arremesso de peso e disco . Parece, também, que um número considerável de atletas do sexo feminino estão abusando do uso de esteróides anabolizantes, principalmente aquelas que se dedicam à fisicultura e ao levantamento de peso.
Pesquisas conduzidas entre atletas que participam de competições menos importantes demonstram que a extensão do abuso dessas substâncias é menor entre esses grupos. Em dois estudos realizados com alunos de universidades americanas, 17 a 20% dos atletas que forneceram respostas e que competiam em provas interuniversitárias afirmaram utilizar esteróides anabolizantes. De 361 atletas do segundo grau entrevistados, 2,5% admitiram usar esteróides. No Estado de Arkansas foi realizado, estudo com alunos, atletas e não-atletas, da 7ª e 8ª séries do primeiro grau: 95, entre 853 meninos (11%) e 5 entre 914 meninas (0,5%) já haviam usado ou estavam usando esteróides anabolizantes. As pesquisas indicam que muitos jovens estão utilizando essas substâncias para melhorar a aparência física e não necessariamente para melhor o desempenho esportivo.
INFORMAÇÕES RETIRADAS DO ARTIGO
GATORADE SPORTS SCIENCE INSTITUTE
SPORTS SCIENCE EXCHANGE 05

Maio/Junho - 1996
O Uso Abusivo De Esteróides Anabolizantes No Esporte
David R. Lamb. PhD.
Laboratório de Fisiologia do Exercício
Faculdade de Saúde, Educação Física e Recreação. The Ohio State University
Presidente, Gatorade Sports Science Institute

Carboidratos - Entenda sua Importância e Funções!!!

CARBOIDRATOS – Entenda sua Importância e funções!


carboidratos

Primeiramente deixo bem claro que low carb é diferente de não comer carboidratos, muitas pessoas não comem carboidratos como se fosse um estilo de vida.
Fisiculturistas (há exceções) fazem low-carb perto de uma competição, porém, ao retornarem dela, voltam a sua rotina normal. A intenção aqui não é criticar, e sim esclarecer alguns fatos sobre essas dietas que muitas pessoas fazem sem acompanhamento.

Funções dos carboidratos:
  • Principal fonte de energia do corpo;
  • Ativador metabólico: Regulam o metabolismo proteico, poupando proteínas;
  • Necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central. O cérebro não armazena glicose e dessa maneira necessita de um suprimento de glicose sanguínea. A ausência pode causar danos irreversíveis para o cérebro;
  • A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Estimulam os movimentos peristálticos do trato gastrointestinal e absorvem água para dar massa ao conteúdo intestinal;
  • Apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas das células.

A IMPORTÂNCIA DOS CARBOIDRATOS


Os hidratos de carbono são a chave para o máximo de energia, velocidade, resistência, concentração, recuperação e melhor equilíbrio hídrico. Eles são vitais para atletas e pessoas ativas, porque eles são o principal combustível para o corpo.
Pense em hidratos de carbono como o gás necessário para abastecer um carro. Sem gás, um carro não será executado. Da mesma forma, sem carboidratos, seu corpo não tem o combustível que necessita para apoiar suas atividades físicas e mentais diárias, ou seja, o seu rendimento pra “levantar o leg press” depende muito do seu estoque de energia, não comer carboidratos faz com que você tenha um péssimo rendimento, além de degradar boa parte da sua massa muscular, já que será uma alternativa como suprimento de energia.
Se você estiver ligado ao low-carb ou dieta Paleo mania, você pode ter notado o aumento da energia, melhor digestão e bom humor, e uma linha de cintura encolhendo. Bom para você. Mas algumas pessoas que já fizeram paleo diet, particularmente aqueles que estavam anteriormente em um high-carb têm sido confrontados com efeitos colaterais inesperados acenando de volta para o mundo dos carboidratos.
Curiosamente, estes efeitos secundários incluem uma vasta gama de sintomas que são quase idênticos aos sintomas de deficiência hormonal da tireóide.
VOCÊ TEM CERTEZA QUE QUER MEXER COM A TIREÓIDE? OK, VAMOS LÁ… A Mudança abrupta pode ser demais para a tireóide…
As pessoas que se deparam com problemas low-carb diet parecem seguir um padrão. No início, eles perdem peso como se esperava, mas depois, em vez de sentir-se mais enérgico de sua perda de peso, eles desenvolvem fadiga, por vezes acompanhada de sintomas de baixa função da tireóide, incluindo extremidades frias, perda de cabelo e problemas digestivos. Só por consumir mais carboidratos, novamente, eles podem reduzir esses sintomas.
Porque os seus sintomas de fadiga e outros são clássicos para o mau funcionamento da tireóide fazendo com que haja uma desrregulação hormonal.
Se você tem sofrido de hipotireoidismo grave, você pode ter passado por momentos em que você se sentiu como se realmente só quero rastejar para um lugar tranquilo e descansar por um longo, longo tempo. Seu corpo estava dizendo para hibernar. Vimos a parte hormonal, agora algumas desvantagens..

Desvantagem de uma dieta sem carboidrato:
  1. Se há perda de massa muscular,há redução da Taxa de Metabolismo Basal (TMB), ou seja, o valor calórico mínimo necessário para manter a vida. Isso se deve a redução de hormônios que influenciam o metabolismo;Aumento da enzima glicogenosintase que fabrica o glicogênio muscular e Aumento da efetividade de receptores GT4 das células adiposas; receptores de gordura,ou seja, VAI COMEÇAR A ESTOCAR GORDURA;
  2. COLESTEROL : dietas ricas em gorduras saturadas e pouco ou nenhum carboidrato mostram um aumento do LDL bem acima do limite estabelecido;
  3. RINS, ARTICULAÇÕES E ÁCIDO ÚRICO: a utilização de proteínas como fonte de energia leva à formação de ácido úrico e uréia em demasia, o que sobrecarrega os rins, podendo levar à formação de cálculos renais;
  4. FÍGADO, GORDURAS E URÉIA: o fígado é o órgão destinado às transformações bioquímicas necessárias à vida e, quando está sobrecarregado, compromete todo o metabolismo e pode acumular gordura;
  5. CARBOIDRATOS E CÉREBRO: O sistema nervoso é o primeiro a ser afetado na ausência de carboidratos, o que leva à irritabilidade, insônia e falta de concentração;
  6. O sistema imunológico é afetado, pois o músculo passa a fornecer aminoácidos como fonte de energia e perde a resistência a infecções.

É importante que atentem para a necessidade do seu corpo. Nem todo mundo precisa de uma dieta low carb,ou sem carboidratos.Devemos pensar sempre na INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA e que cada corpo responderá de uma forma diferente. “Recomendo que procure um NUTRICIONISTA para adequar a dieta ao seu treinamento e estilo de vida”.
 Blog dicas de treino.